Cartão Cidadão: Dicas e como fazer o seu na Caixa Econômica

Todo cidadão brasileiro que trabalha com carteira assinada tem direito em ter o seu Cartão Cidadão. Este cartão é concedido pelo Governo Federal e emitido pela Caixa Econômica Federal e, permite que o cidadão tenha acesso a vários serviços e benefícios.

Com o cartão cidadão em mãos o trabalhador poderá ter acesso a dados do seguro desemprego, PIS, extrato FGTS, saque do abono salarial, dentre outros benefícios concedidos obrigatoriamente por lei ao trabalhador.

cartao-cidadao-caixa

Como fazer seu cartão cidadão

O cartão cidadão pode ser feito de forma gratuito e simples por qualquer trabalhador em uma agência da Caixa Econômica mais próxima. É preciso levar consigo documentos pessoais como CPF, RG, além de comprovantes de endereço e carteira de trabalho.

O cadastro também pode ser feito por telefone, através do número grátis 0800-726-0101. Para isto, será necessário ter em mãos o número do PIS, que pode ser encontrado na carteira de trabalho ou na empresa que o trabalhador é cadastrado. Depois de feito o pedido o trabalhador receberá o cartão magnético em sua residência.

Para que serve o cartão cidadão:

– Consultar saldo e extrato da conta vinculada ao FGTS;
– Efetuar saque da conta vinculada ao trabalhador do FGTS, até o limite de R$1.500,00;
– Consultar saldo de quotas do PIS;
– Receber benefícios referentes aos programas de transferência de renda, abono salarial, rendimentos do PIS e Seguro-Desemprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *